Logo marca do Mmobile

Android

Lupa do Campo de pesquisa no mmobile Lupa para pesquisar no mmobile

Como ter sucesso na Google Play

13/October/2016 18:10

Malainho

Como ter mais instalações

Como ter sucesso na Google Play

Dicas para conseguir mais instalações na Google Play

Deve ser otimizada a listagem da aplicação ou jogo na Play Store. O ícone da aplicação deve ser apelativo assim como as imagens de demonstração da mesma. Se as imagens traduzirem bem o conteúdo da aplicação é provável que o utilizador se interesse pela app ou jogo. Deve conter imagens em portrait e landscape. Deve conter imagens para todos os tipos de dispositivos. O video deve ser incluído na listagem da app. Para além disso, a descrição da app deve ser sucinta e com linguagem cuidada. Deve-se também ficar atento aos comentários à aplicação e responde-los sempre de forma a ir de encontro as expetativas do utilizador.

A aplicação deve ser global sempre que possível. Traduções para vários idiomas é muito importante para que a app não fique localizada apenas a uma população restrita.

Alcance nova audiência. Sempre que possível deve-se disponibilizar a aplicação para outros dispositivos além de smartphones e tablets tais como relógios, carros e TV'S.

Deve-se refinar o marketing da aplicação com o Google Analytics para obter informações como por exemplo, o tempo gasto dos utilizadores na aplicação, onde eles estão localizados, como os utilizadores interagem com a aplicação, etc. Logo que possível faremos a demonstração de como integrar o Google Analytics numa aplicação Android.

Colocar o app no Google Search através da criação de um site ou página para o aplicativo. Deve ser feito um SEO (Search Engine Optimization) para que a aplicação seja facilmente encontrada.

Deve-se criar vídeos de promoção da aplicação no youtube. Sendo que o youtube é uma das principais ferramentas de pesquisa no mundo, não se deve desperdiçar a oportunidade de a app ser encontrada nessa ferramenta fabulosa.

A app deve ser divulgar nas redes sociais. O Google Plus é a rede social mais indicada visto que fica tudo no mesmo ecossistema. Para além do Google Plus não se deve descartar o Facebook, Instagram, Pinterest, etc. A divulgação em blogs também é importante.

Deve-se procurar melhorar a classificação da aplicação. Quanto melhor for a classificação da app melhor ela estará colocada na pesquisa da Google Play. Para além disso um utilizador pensará duas vezes ao instalar uma app que tenha uma baixa classificação. Uma aplicação bonita tem mais possibilidades de ser bem classificada pelo utilizador. Para se criar uma aplicação apelativa o uso de Material Design é excelente. É óbvio que não basta que a app seja bonita, ela precisa ter boa usabilidade, simplicidade e funcionalidade. Deve-se garantir que a app não tenha falhas, para isso, a aplicação deve ser testada em vários dispositivos populares. Uma boa opção são os testes beta por utilizadores de confiança. Deve-se sempre que possível interagir com os utilizadores da aplicação para se ter a perceção do que há a melhorar na app. É importante que a app seja monitorada e corrigidos todas as falhas quando elas aparecerem.

Uma nota final. Quanto mais estratégias forem utilizadas para divulgar a aplicação maior será a probabilidade de sucesso na Google Play. Contudo, o mais importante é que a aplicação seja útil e funcional.

Tags: Google Play, App, instalações